Boas Práticas

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as definições dos termos “email marketing” e “spam”. Há quem pense que são sinônimos ou, ainda, que email marketing seja o termo usado por quem envia emails comerciais e, spam, o termo usado por quem recebe emails comerciais.

Teoricamente, email marketing é toda comunicação por email, de cunho comercial ou informativo, que você solicitou receber. Se você se cadastra em um site e marca a opção “Desejo receber newsletter dessa empresa”, está permitindo que a empresa em questão lhe mande comunicações por email, e cada mensagem que ela lhe mandar após – e enquanto durar – a sua autorização é chamada de email marketing.

Já o spam é toda comunicação que você recebe de um remetente que não conhece e/ou que não autorizou enviar emails pra você.

Porém, quando experimentamos o envio de email marketing na prática, percebemos que um email legítimo, que enviamos apenas para quem nos concedeu autorização, pode ser considerado como spam pelos servidores de email.

Para que isso não aconteça e não leve sua estratégia por água abaixo, é preciso ficar atento a algumas boas práticas de email marketing e aprender técnicas que, além de evitar que você seja um falso-positivo, podem enriquecer ainda mais o seu relacionamento com o público.

O email marketing, assim como o spam, é um tipo de mensagem enviada com propósitos comerciais. Entretanto, um email comercial só pode ser considerado email marketing se ele for enviado apenas às pessoas que o solicitaram. Essa solicitação ou autorização das pessoas para o recebimento de emails de determinado remetente é chamada de opt-in.

Conheça todas as boas práticas do email marketing.

O email marketing, portanto, é baseado no marketing de permissão: os destinatários precisam, primeiro, conceder sua permissão ao remetente para que este lhes envie emails.


Trabalhe direitinho para não se tornar um spammer

Muitas pessoas, mesmo sem perceber, em algum momento já enviaram uma corrente da sorte, uma lenda urbana ou algo parecido. Para não se tornar um spammer, mesmo entre amigos, é importante respeitar as seguintes dicas:

Siga as normas da etiqueta (Netiqueta). É recomendado, por exemplo, sempre preencher o campo do assunto com uma descrição significativa do conteúdo do e-mail. Dessa forma, o destinatário terá a opção de não abri-lo, caso não seja de seu interesse.

Procure informações a respeito dos diversos e-mails que receber. Muitos usuários, por desconhecimento, reiniciam a propagação de lendas urbanas ou boatos.

Antes de enviar um e-mail, reflita se o conteúdo será útil ou de interesse do grupo para o qual pretende remetê-lo.

Procure refletir antes de repassar e-mails suspeitos, tais como: boatos, lendas urbanas e até mesmo, golpes. Na dúvida, não envie.

Respeite o propósito e o formato das listas de discussão e demais fóruns na rede.

Não use listas de mala direta ou particulares de amigos de terceiros para enviar propaganda ou quaisquer divulgações pessoais.

Se decidir fazer marketing de sua empresa ou negócios na Internet, informe-se antes sobre as melhores práticas para este fim.

Como fazer marketing por e-mail, sem fazer spam

Fazer marketing pela Internet sem provocar spam, requer o uso de boas práticas. A seguir, algumas das quais podem evitar a propagação de e-mails não solicitados.

Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.

Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta.

Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.

Respeitar as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line.

Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.

Não iniciar o primeiro contato com o cliente por e-mail, ou seja, o envio do primeiro e-mail, sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.


Referencias:

http://www.antispam.br/boaspraticas/